
Évany Valente vai visitar o sul do pais pela primeira vez para apresentar apresentar músicas do CD Amazônia Nossa Terra e oferecer uma oficina sobre a relação entre percussão e educação dialógica.
O departamento de Pedagogia da Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) realiza o III Colóquio Paulo Freire, 2014, sobre a ‘Relevância da Pedagogia de Paulo Freire na Historia e na Educação no Tempo Presente’, e convidou Rios de Encontro participar no principal mesa redonda (no dia 03) e oferecer três oficinas sobre artes pela transformação cultural. Na noite do dia 02, AfroMundi vai apresentar o solo ‘Raízes e Antenas II’ diante um público nacional.
O convite destaca a oficina do Dan Baron ‘Alfabetização Cultural: cultivando pedagogias artísticas por comunidades sustentáveis‘, a oficina da Camylla Alves: ‘Cultivando o coletivo através do corpo-dançante’, e a oficina da Évany Valente e Manoela Souza: ‘Cultivando a escuta através de dialogo percussivo e ritmos amazônicos’. As jovens arteducadoras Camylla e Évany oferecerão oficinas para participantes adultos, destacando a dimensão amazônica para sensibilizar o sul sobre a grande ameaça ao equilíbrio ecosocial acontecendo em Marabá.
A apresentação pela Camylla do espetáculo Raízes e Antenas II fortalecerá as propostas principais do Rios de Encontro: a importância de reenraizar a educação na cultura popular, e de valorizar jovens como lideranças comunitárias e co-educadores e co-pesquisadores na educação formal.
