
Duas gerações de AfroRaiz se retratam depois da última apresentação de três semanas de celebração na escola do Dia de Consciência Negra.
Rios de Encontro, o projeto eco-cultural e socioeducativo enraizado na comunidade Cabelo Seco desde 2008 encerrou ontem três semanas de apresentações em Marabá e contribuições à conferencias em Oxford (Inglaterra), Auckland (Nova Zelândia) e Melbourne (Austrália). Fortaleceram parcerias locais e internacionais para desenvolver seu foco do 2018, Marabá, Cidade Bem Viver, tema do atual Festival Beleza Amazônica que começa na Praça de Mercês na Velha Belém neste domingo, antes de chegar em Marabá, 8-16 de dezembro.

Bianca Alves da segunda geração de AfroRaiz apresenta na Escola Francisco Sousa Ramos, no Dia de Consciência Negra.
“Depois do Enem”, explica gestora Manoela Souza, “retomamos a vida mais artística do Coletivo AfroRaiz. Nestes tempos de desespero e corrupção quando tantos projetos estão fechando, nossa coordenação de 08 bolsistas apresentou 12 vezes com tanta beleza e unidade, fruto de nove anos de continuidade, alcançando mais de 2000 pessoas. A celebração da consciência negra e ecológica servirá para qualquer uma que entre na faculdade em 2018.”

Rerivaldo Mendes (Rabetas Coletivo) edita videos com jovens de Cabelo Seco para a 1ª Mostra ‘Minha Rua, Minha Vida’.
O fórum Em Busca de Ecologias de Bem Viver realizado pela Universidade de Oxford (18-20 de novembro) reuniu 80 expertos de 12 países. Dan Baron da coordenação do Rios de Encontro, realizou uma oficina-debate de três horas. “O mundo inteiro está discutindo bem viver como resposta a crise socioambiental planetária”, informou Dan Baron. “Mas poucos sabiam quanto a democracia Brasileira e as comunidades indígenas do bem viver estão sendo violentadas pelo governo federal. Nossa Universidade Comunitária dos Rios se destacou no fórum como incubadora de pedagogias eco-culturais, inspirando pesquisadores internacionais colaborar em 2018 na criação de ‘Marabá, Cidade de Bem Viver’.”

Dan Baron e a comunidade Maori de Glenn Ines lançam o Festival Bem Viver em Auckland.
Na Universidade de Auckland (22-25 de novembro), Dan Baron participou com expertos de 32 países no fórum Educação pela Sustentabilidade: Engajando a Comunidade. “Alertei todos sobre a seca que estamos vivendo, efeitos catastróficos da industrialização acelerada e ilegal na Amazônia. A profunda inteligência de nossos jovens artistas de Cabelo Seco marcou todos. Estamos agora estudando como eco-pedagogos dos povos indígenas na Ásia e Pacifica podem visitar nossa universidade e a Unifesspa, para fortalecer a biodiversidade e reimaginar o bem viver na Amazônia.”

Alanes Yanca (Biblioteca Folhas da Vida) prepara a Hillary para a preparação do AfroRaiz. Todas tem inteligência múltipla artística bem avançada.
Na Universidade de Monash, Dan Baron reuniu com Departamentos de Economia Cultural, Performance, Mídia e Estudos Indígenas para idealizar um projeto de pesquisa sobre bem viver e de ação internacional, a partir de performance. “Os Rios Murray e Darling sofreram secas gravíssimas nos últimos cinco anos, com efeitos socioambientais extremos. Temos de antecipar a violência destes mega-projetos industriais para mudar o futuro”, explica Dan Baron. “A Monash quer integrar nossa pedagogia de democracia participativa comunitária através das artes, na formação de seus professores e trocar pesquisas com a Unifesspa e UEPA, para fortalecer o projeto mundial de bem viver. Em maio, voltarei com eco-pedagogos e engenheiros de Marabá para realizar o primeiro Forum Bem Viver em Auckland.”
O Festival Beleza Amazônica, Marabá, Cidade Bem Viver, integra: Noite Cultural no PAC (18h no 9 dezembro), Curso de Formação em Energia Solar (11-16 dezembro), 1ª Mostra de Vídeo Juvenil ‘Minha Rua, Minha Vida’ (concurso até dia 10 dezembro), Ação Cultural na Câmara dos Vereadores (12 dezembro às 9h), Festival Bem Viver em São João de Araguaia (13, 14 dezembro), Bicicletada Somos Energia Solar (8h) e Casa dos Rios (20h, 15 dezembro).
A programação detalhada do festival, em Belém e em Marabá, sai na terça que vem. Mais informações: Mano Souza (whatsup: 91 988478021).
