Jardim Bem Viver vislumbra uma Marabá verde

AfroRaiz ie quatro novas dançarinas de AfroMundi Juvenil participarem no cultivo do Jardim Bem Viver, e na Roda de 10 anos , aproximando energias naturais e culturais.

O projeto eco-cultural e socioeducativo Rios de Encontro, enraizado na comunidade Cabelo Seco desde 2008, encerrou seu 7º Festival Beleza Amazônica com o lançamento do segundo Jardim Bem Viver no PAC (no Residencial Itacaiúnas, em Cabelo Seco) do Projeto Salus, e uma Roda de Celebração dos 10 Anos. Ambos apontaram o caminho eco-social do Projeto em 2019.

AfroRaiz e Willian Monteiro, coordenador do Jardim Bem Viver, se retratem com crianças do PAC após de criar a estrutura do Jardim.

Após da construção da estrutura do jardim comunitário pelo Coletivo AfroRaiz em colaboração com 40 crianças do PAC, bem na ‘zona vermelha’ da comunidade, o Projeto Salus se juntou com a biblioteca comunitária Folhas da Vida, levando mudas de Pariri, Boldo, Castanha da Índia, Folha Santa, Hortelã, Capim-Limão, Cidreira, Malva do Reino, Maracujá, Babosa, Pimenta, Sete Dores, Manjericão, Alfavaca e Açaí, para associar o prazer de ler com o prazer de criar e se cuidar.

Biblioteca Folhas da Vida cria rodas de leitura e paz na ‘zona vermelha’.

“A saúde da comunidade é precária”, disse Manoela Souza, gestora do Projeto Salus, financiado pelo Fundo Elas, Fundo Casa, e pelo Prêmio Itaú-Unicef. “No entanto este jardim vai além do resgate dos saberes da comunidade para melhorar a saúde. Ele une saúde natural com comunidade, produção familiar, cidadania, economia comunitária, cuidado ambiental e aprendizado sobre como cultivar e manter uma cooperativa. O jardim vai embelezar e valorizar uma comunidade que sofre tanta violência social, ambiental e econômica, e busca transformar sequelas pesadas em um projeto exemplar de bem viver sustentável.”

Willian se retrata após de plantar um pé de açaí, na beira do Rio Itacaiúnas, atrás do PAC.

“Fiquei impressionante com a colaboração das crianças de minha comunidade”, disse Willian Monteiro (22 anos). “Quando passei casa em casa, convidando famílias participarem na inauguração, muitos adultos falaram: ‘este projeto não vai longe’. Na sexta, dia da construção da estrutura, crianças e adolescentes pegaram as pazinhas e suaram no sol. No sábado, saíram da biblioteca para plantar mudas, com tanto cuidado e confiança! E desde a inauguração, vem molhando as mudas e se identificando com o jardim. Vão entender bem viver na prática!”

A primeira muda a ser plantada inspirou 20 crianças criar o Jardim Bem Viver.

Nas reuniões com o Comandante da Polícia Militar, Sidnei Profeta, na quinta feira, e com o Secretario de Educação, Luciano Lopes Dias, na sexta-feira, para avançar o projeto de receber placas solares doadas para abastecer o quartel e escolas municipais, Dan Baron, coordenador do Rios de Encontro, destacou o significado maior do Jardim Bem Viver. “É importante que o projeto surja da própria sabedoria, necessidade e gestão da comunidade. Assim, gera uma cultura de auto-respeito, autonomia, saúde e produção de renda, cultivando valores humanos e cuidado socioambiental. Ambos gestores entenderem tudo.”

Melissa, dançarina com AfroMundi Infantil, virou liderança no plantio.

Dan Baron continua. “O Secretário reconhece que muitas escolas enfrentem dificuldades em sustentar a motivação de professores e alunos criarem uma horta, apesar que oferece uma oportunidade pedagógica excelente para estudar ciência, geografia e história. Eu propôs que se uma escola apoie um jardim comunitário, valorizaria sabedoria e dedicação populares, enraizaria a educação formal em cultura comunitária, e aproximaria a escola e a família numa forma transformadora. Nenhum projeto de segurança policial ou turismo ecológico alcança esta formação e governança comunitária.”

A Polícia Militar e Educação Municipal serão parceiras principais no projeto Cidade Verde que Rios de Encontro vai incentivar com cidades verdes na Alemanha, Bélgica e Portugal através de sua turnê internacional na Europa em 2019.

Esta entrada foi publicada em Advogando, AfroMundi, AfroRaiz, Arquivo, Casa dos Rios, Fórum Bem Viver, Festival Beleza Amazonica, Folhas da Vida, Gira-Sol, Sallus. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário