Rios de Encontro abre inscrições em Inglês Dialógica pela Vida

O projeto mundial ‘Brave Kids’ vem para Marabá na quarta feira.

O projeto eco-cultural e socioeducativo, Rios de Encontro, enraizado na comunidade Cabelo Seco, convida Marabá participar na sua primeira oficina global virtual, bilíngue, de percussão-dança pela sustentabilidade, no dia 3 de julho as 9h30 na Casa dos Rios, em Cabelo Seco. A oficina lança seu 2º Curso de Inglês Dialógico pela Vida (terças e quintas às 9h-11h), 08 oficinas para qualificar uma turma de 30 participantes acima de 17 anos entender e participar em debates internacionais sobre as questões mais urgentes de nossa época.

Elisa conversa com Agnieszka, coordenadora de Brave Kids, em Wroclaw, no mês passado.

Em resposta à noticia internacional sobre o Projeto proposto Via Navegável do Rio Tocantins: Dragagem e Derrocamento, vinte projetos de ‘Brave Kids’ (Jovens Corajosos) de 20 países no mundo, se organizarem em Wroclow, Polônia, para acompanhar a ‘Audiência Pública’ agendada para dia 01 de julho, no Centro de Convenções em Marabá, e realizar uma oficina virtual com o Coletivo AfroRaiz de arte eco-educadores, aberta à população de Marabá e a região.

Alunas explicam a greve mundial ‘Sextas pelo Futuro’ em Barcelona, no mês passado, no encontro internacional ‘Concertando o Futuro’ que incluiu Elisa Neves e Dan Baron de Rios de Encontro.

“Participei na Reunião Preparatória sobre o Derrocamento do Pedral de Lourenção, na segunda passada”, disse Dan Baron, coordenador de Rios de Encontro, “Foi uma aula sobre desenvolvimento e cidadania. Numa sala apertada na Prefeitura de Marabá, assisti apresentações pelo DNIT sobre o Projeto Via Navegável do Rio Tocantins, e seus impactos ambientais. A autoridade científica do Conselho Municipal do Meio Ambiente e da Professora Cristiane Viera e sua equipe da Unifesspa foi exemplar, e transpareceu o Rio Navegável como primeira fatia do mega-projeto ‘Verticalização do Aço’, do Governador do Pará, a Vale e o Governo da China.”

Elisa Neves ministra uma oficina com a coordenação de Brave Kids em Wroclaw, Polõnia, no mês passado.

“Após nossa viagem para Europa em Maio e publicações pela ONU sobre o colapso climático atual e como pode acabar com direitos humanos e a democracia no mundo, perguntei o DNIT porque pesquisa geológica independente da Unifesspa sobre viabilidade ambiental do Projeto, e pesquisa hidrológica sobre os impactos continental e mundial de mexer com a infra-estrutura do Pedral de Lourenção especificamente e da Amazônia em geral, foram ausentes.”

O Coletivo AfroRaiz abre o Simpósio sobre Avaliação na UNIFESSPA, 19 de junho, como parte de sua atuação na Universidade Comunitária dos Rios.

“Afirmei que o mundo está olhando para Pará nesse momento”, explicou Dan, “por causa do significado ambiental global de cada decisão tomada aqui. Perguntei porque o Pará não estava investindo em se tornar liderança em produção de energia solar, para cuidar da sustentabilidade da vida digna, regional e mundial?”

Katrine Neves de AfroRaiz ministra uma oficina com alunos e estudantes de Marabá, que dialogarão com projetos de 20 países sobre colapso climático, na Casa dos Rios.

“Não sabia que paralelamente, nosso parceiro Brave Kids em Polônia estava organizando um diálogo em inglês, aberto â Marabá, entre nossos jovens arte educadores e jovens lideranças no mundo! Igual com eles, seria inteligente que Marabá participe na Audiência Pública sobre o Rio Navegável, para se transformar de audiência não informada e cúmplice, em audiência pro-ativa e cidadã, ator do cuidado da sustentabilidade da vida de seus filhos e netos!”.

A Universidade Comunitária dos Rios abre inscrições para seu 2º Curso de Verão de Inglês Dialógico pela Vida para uma turma de 30 integrantes, ministrado por Dan Baron e Manoela Souza, nessa segunda feira, dia 01 de julho. O Curso pretende qualificar participantes em conversação, leitura e escrita em inglês, e participar em debates sobre seu futuro numa Marabá sustentável.

Esta entrada foi publicada em Advogando, AfroMundi, AfroRaiz, Casa dos Rios, Redes de Criatividade, Universidade Comunitaria dos Rios. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário