Instituto Transformance partilhe 22 anos de Eco-Pedagogia Amazônica   

Rios de Encontro retrata a criação local e internacional da Universidade Comunitária dos Rios (2013)

Nessa semana, o Instituto Transformance publica dois novos vídeos do Rabetas ÁudioVisual no seu canal do Rios de Encontro, ‘AfroRaiz encontra Sudão’ e ‘Viva a Arte de Eco-Pedagogia, Viva’, e convida parceiros visitarem dois arquivos inéditos, ‘As Castanheiras Lembram’ no contexto do debate atual ‘Ecocídio ou Bem Viver?’, e ‘Amazônia Sem Fronteiras’, frutos de quatro projetos, um contemplado com o Edital Preamar de Cultura da Secult-PA “As Castanheiras Lembram”, etrêspela Lei Aldir Blanc: Cultura em Movimento da Secult/Marabá “Rabetas Audiovisual Bem Viver”, Artes Visuais da FotoAtiva e Secult/PA “Amazônia Sem Molduras”, e também pela Secult Pará “Biblioteca Comunitária Folhas da Vida”.

Primeiro outdoor anuncia o primeiro Festival Beleza Amazônica (2012)

“Pela primeira vez desde a criação de nosso Instituto Transformance em 2004, estamos compartilhando arquivos de mais de 25 anos de projetos comunitários eco-pedagógicos, realizados através das artes populares”, explica Dan Baron, artista visual e co-fundador do Instituto junto com a arte educadora e gestora cultural, Manoela Souza. “São arquivos de valor sociológico e riqueza ecocultural raros, no Brasil, na América Latina e talvez, no mundo, que oferecem recursos essenciais para um planeta balançando no limiar entre Ecocídio e Bem Viver.”

Outdoor na praça de Cabelo Seco integra poesia, foto e música para lançar o CD das Latinhas de Quintal (2013)

Os fundadores do Instituto Transformance são claros que paradoxalmente, a pandemia que necessitou a distancia social e permitiu tanta dedicação, paralisou seus projetos na rua e na Casa dos Rios, e não pode limitar a vida desses recursos ao mundo virtual. “Esses arquivos e exposições precisam ser discutidos e adaptados para serem aplicados, presencialmente, ao criar projetos e comunidades bem viver.”

Outdoor celebra alfabetização cultural integral na pracinha de Cabelo Seco (2014)

Para Dan Baron, não é uma coincidência que um dos novos vídeos compartilha aprendizados ao longo de 30 anos da eco-pedagogia que monumentalizou o Massacre de Eldorado dos Carajás (1999), e o outro celebra o encontro entre jovens artistas de Amazônia (AfroRaiz, 2019) e África, na véspera do encontro mundial sobre colapso climático, COP 26. 

Nem é coincidência que um projeto eco-pedagógico na comunidade afro-indígena ribeirinha matrix de Marabá, vem curando uma exposição virtual e presencial de doze anos de ‘outdoors’ (4,5m x 3m), na pracinha e nas paredes de Cabelo Seco, bem no momento quando as raízes e seus guardiões originários estão ameaçados pela extinção e o mundo precisa transformar sua vivência traumática de pandemia, em uma escolha ciente entre vida e morte.

Outdoor que questiona profundamente as sequelas de escravização no. Dia Mundial de Consciência Negra. (2012)

Mas tanto “Amazônia Sem Molduras”, quanto os vídeos e exposições no arquivo “As Castanheiras Lembram” não só documentam. Elas narram através da poesia, música e histórias coletivas, processos vivos de alfabetização eco-cultural, para cultivar consciência comunitária sobre os direitos da mãe terra, ameaçados pela mineração industrial e digital. São idealizados para ajudar escolas e gestoras hoje a defender ambos os rios, florestas e campos da Amazônica, e imaginar como criar comunidades urbanas de coletivos ecológicos. 

Outdoor do lançamento do CD ‘Amazonia Nossa Terra’ ( project_Rios_de_Encontro) que afirma o princípio que guia todos os. projetos do Instituto: Amazônia não está a venda.

O IX Festival Beleza Amazônica neste ano, o primeiro desde 2019, estará a culminação desse lançamento. O projeto Rios de Encontro pretende realizar um roda de diálogo sobre “Amazônia Sem Molduras”, uma Bicicletada e uma Biblioteca “Abraço Bem Viver” para gestores adultos e crianças, e um ciclo de diálogos: “Viva a Arte de Eco-Pedagogia Viva!” com parceiros internacionais.

Mais informação com Manoela Souza e Dan Baron (riosdeencontro@gmail.com)

Esta entrada foi publicada em Advogando, AfroRaiz, Casa dos Rios, Festival Beleza Amazonica, Latinhas de Quintal, Rabetas Videos, Universidade Comunitaria dos Rios. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Deixe um comentário